Como anda sua Empregabilidade?

Empregabilidade significa desenvolver um conjunto de habilidades, aptidões e conhecimentos compatíveis com as exigências do mercado de trabalho, de forma a considerar um perfil profissional interessante e atraente para futuros empregadores.

O termo surgiu na última década e pode ser definido como a qualidade que possui a pessoa que está adequada com as exigências do mercado de trabalho.

Em outras palavras, quanto mais suas habilidades se aproximarem do perfil profissional exigido pelos novos tempos, maiores serão as chances no mercado de trabalho; ou seja, maior será sua empregabilidade.

A tendência deste início de século não é ter mais um emprego para toda vida, mas sim, se tornar se empregável para toda vida. É importante destacar que toda pessoa deve concentrar-se no constante desenvolvimento de suas habilidades, administrando sua carreira para tornar-se empregável.

O conceito de empregabilidade é extremamente simples, resume-se à resposta às perguntas abaixo:
- Quanto a sua bagagem pessoal e profissional é interessante para o mercado?
- Que diferenciais nobres você possui quando comparado a outros profissionais com uma formação e trajetória parecidas com a sua? Diferenciais nobres são aqueles que estão associados ao seu ser e que se tornam difíceis de ser copiados por seus pares: sua personalidade, seu caráter e o seu comportamento estão entre eles. Diferenciais pobres são facilmente copiados.
- Quais as razões que justificam o desejo de uma empresa em ter você como parte do capital estratégico/competitivo da organização?
- O que você tem feito para melhorar a sua formação profissional. Você tem participado de cursos, palestras, treinamentos, enfim você está em constante formação continuada?

O atual contexto exige profissionais cada vez mais preparados e conscientes de sua atuação. O desenvolvimento de competências e habilidades torna-se uma premissa para o ingresso de profissionais em um mercado tão competitivo e veloz.

Em síntese, a empregabilidade do profissional, bem como sua atuação necessitam estar em constante reflexão e atualização para que não seja considerado ultrapassado. A constante busca por profissionais qualificados é uma realidade atual e cabe ao profissional de qualquer área estar preparado e consciente de sua atuação, caso contrário estará automaticamente fora das exigências do mercado de trabalho. Pense nisto!