Curso Competências Básicas para o Trabalho (gratuito)

Nos dias 23 a 27 de maio, o Centro de Formação Profissional do SECUA, realizou o curso gratuito Competências Básicas para o Trabalho em parceria com o Sine. Este curso é realizado de 2ª a 6ª feira, com carga horária de 20 horas.

Nesta turma de maio, tivemos a participação de 35 alunos, sendo que 25 foram indicados pela APAE. O curso tem por objetivo promover o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e valores que fundamentam o mundo do trabalho. Vale ressaltar que todos os alunos que participaram do curso receberam o certificado.

O curso é destinado a jovens de 16 a 24 anos, que estão a procura do primeiro emprego e queiram se preparar para o mercado de trabalho. Os temas trabalhados são os seguintes: Os desafios da juventude, Você é o condutor de seu próprio destino, Vida: a nossa maior viagem, Família: é preciso planejar, Cidadania, Relações humanas e ética, Comunicação, Cliente satisfeito, Saúde e segurança no trabalho, Direitos do consumidor, Meio ambiente e Empreendedorismo. No dia 24 de maio, tivemos a honra de ter a participação do advogado Dr. Wilsom Ribeiro da Silva, que ministrou uma palestra sobre Cidadania, que muito contribuiu com a formação dos alunos.

Este curso será realizado a cada dois meses. A próxima turma está programada para o mês de julho. Para maiores informações ligue 3231-9044 das 12:30 às 18:00 e fale com Márcia Pandolfi, coordenadora do Centro de Formação.

Leia abaixo o depoimento de Helena Marquez Miranda, mãe de Luiz Ricardo M. Monteiro, aluno da APAE, que participou do curso.
“ Uma idéia lançada, um projeto implantado, várias pessoas envolvidas, umas oferecendo seus préstimos, outras recolhendo os frutos da reflexão e conhecimento. Isto é apenas, um breve relato do trabalho de inclusão social, que vem sendo desenvolvido pela Pedagoga Márcia Pandolfi e demais pessoas envolvidas no Projeto do Centro de Formação Profissional – SECUA – (Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari), situado na Av. Fernando Vilela 1.421, com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, que oferece amplo material de cunho didático e de fácil absorção. Em data recente, mediante convênio firmado pela Coordenação de Formação Profissional da APAE Uberlândia, um grupo de 25 alunos muitíssimo queridos e especiais, concluíram o Curso de Competências Básicas para o trabalho, com duração de 20 horas aula. Após a participação neste curso e de posse dos respectivos certificados de conclusão, observar como estes alunos estão com a alta estima elevada, é maravilhoso e compensador. Em depoimento pessoal, posso afirmar que meu filho Luiz Ricardo, mais conhecido como Cacá, não está cabendo em si, de tão feliz, por ter participado de tudo isto. Esperamos que o projeto receba todo o apoio que merece, para que possa atingir muitas outras pessoas! Helena Marquez Miranda – mãe de aluno da APAE que participou do Programa de Competências Básicas para o trabalho – Qualificação Social e Profissional do Governo de Minas Gerais e do SECUA – Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari.”

Leia abaixo o depoimento de três alunos sobre o curso:
“ Eu achei o curso muito bom. Gostei da professora Márcia e das palestras. Achei que os vídeos apresentados nos ensinaram a conviver melhor com as pessoas, respeitando-as. Gostei muito do trabalho em grupo que participei e do conteúdo dos livros que recebemos no curso, onde são abordados temas diversos e que vão acrescentar em muito no meu aprendizado, e por fim espero ter mais oportunidades como essa para sempre estar crescendo e aprendendo. Obrigado!”
João Lúcio de Oliveira Garcia – Aluno da APAE

“ O curso me ajudou muito, não apenas com seu conteúdo, mas com as lições que eu vou levar para a vida inteira. Durante o curso nós tivemos oportunidade de debater sobre temas importantes. Nas aulas assistimos vídeos que nos ajudarão a ter mais força de vontade e determinação, fazendo ter mais confiança em nós mesmos. Com o curso tenho certeza que crescerei como profissional, mais principalmente como pessoa.”
Jaqueline Maria Matos Nazareth

“ O Secua em parceria com o Sine tem ajudado vários jovens com este curso, que é gratuito e muito rico em informações que eu não sabia e são importantes para quem já está no primeiro emprego ou para quem está procurando. O curso nos ensina a descobrir nossas limitações, nossos defeitos e qualidades e como fazermos as melhores escolhas. O que eu mais gostei foi sobre o vídeo que fala sobre a Entrevista de Emprego, pois nos ensina como se comportar diante do entrevistador, como se vestir e a melhor forma de responder as perguntas. Aprendi muito no curso, vale a pena fazer, tenho certeza que quem fizer vai aprender também.”
Erica Silva Pinheiro