O Centro de Formação Profissional SECUA, tem como princípio e fundamento a educação centrada na aprendizagem profissional em nível básico, que visa à formação de cidadãos capazes de atuar de maneira autônoma, crítica, consciente e participativa tanto no trabalho, quanto na vida cotidiana. Para isto, estrutura seu projeto educativo com base em perfis profissionais que retratam as competências e habilidades requeridas pelo mundo do trabalho.
Alguns princípios pedagógicos que norteiam o nosso projeto:
  • Contextualização: os conteúdos não são apresentados de maneira direta, mas a partir de uma situação que permita a identificação ou a aplicação de conceitos e conhecimentos adquiridos.
  • Aprendizagem como processo: o educando não aprende tudo de uma vez; deve-se respeitar a faixa etária, o ritmo, a maturidade cognitiva e a realidade social.
  • Professor/Instrutor: é o orientador da aprendizagem e faz a mediação entre o conhecimento e o educando, adotando as estratégias que facilitem a aprendizagem.
  • Educando como produtor do conhecimento: o educando não recebe o conhecimento pronto para ser memorizado, mas as ferramentas necessárias para lidar com as informações e apropriar-se do conhecimento.
O Centro de Formação Profissional SECUA, é um serviço comunitário-sindical para promoção da inclusão de jovens no mercado de trabalho, visando ampliar a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução das políticas ativas de formação profissional, capacitação, empreendedorismo e requalificação pessoal. A educação profissional tem um importante papel social a cumprir, oportunizando uma educação que assegure as condições de empregabilidade do trabalhador.

Considerando que o mercado de trabalho está em constante mudança e evolução, este projeto será sempre um documento inacabado, sujeito a mudanças e alterações, procurando sempre estar alinhado com as tendências e demandas do mercado de trabalho. De forma dinâmica e descentralizada, espera-se que este projeto se torne realidade em parceria com os mais diversos atores sociais locais.