O Centro de Formação Profissional SECUA, tem como atribuições a promoção da formação profissional, para valorização da pessoa humana numa perspectiva transversal a todas as atividades econômicas do setor do comércio e serviços, através de ações de formação profissional em nível básico, promovendo cursos, oficinas, seminários e palestras, consoante aos diagnósticos de necessidades que serão previamente elaborados.

O CFP Secua tem desde o seu início, uma identidade própria, numa estratégia de intervenção inovadora e motivacional, além de se preocupar com a inclusão social, visando a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Inaugurado em 04 de março de 2010, o Centro de Formação Profissional SECUA – CFP SECUA, localizado na Av. Fernando Vilela, 1421, no Bairro Osvaldo Rezende, na cidade de Uberlândia, é resultado de um desejo da direção do Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari, em desenvolver a formação profissional em nível básico, capacitando, qualificando e requalificando jovens e adultos ativos e desempregados, bem como oferecer soluções à medida das demandas das organizações empregadoras. O nível básico destina-se à qualificação, à requalificação e à reprofissionalização de trabalhadores, independentemente de escolaridade prévia.

Valores do CFP

- Educação centrada na aprendizagem profissional;
- Orientação para a inclusão social;
- Lealdade no relacionamento interpessoal;
- Ética nas relações;
- Espírito de equipe;
- Empreendedorismo: inovação e criatividade;
- Flexibilidade e adaptação à mudança.

Missão do CFP

O Centro de Formação Profissional SECUA, tem como missão promover ações para jovens, trabalhadores ativos e desempregados, promovendo a inserção no mercado de trabalho e a melhoria das competências e conhecimentos técnicos, atento às reais necessidades de formação manifestadas pelas empresas, relativamente ao recrutamento de novos elementos para os seus quadros, e às expectativas de todos quantos desejam qualificações acrescidas e certificadas para corresponder aos elevados níveis de produtividade e competitividade do setor de comércio e serviços cada vez mais global.

Com idêntico empenho, o Centro de Formação, oferecerá a oportunidade de acesso a múltiplas ações de formação continuada que visam à adaptação, aperfeiçoamento e especialização profissionais, prosseguindo o desígnio da aprendizagem ao longo da vida.

Público Alvo

- Jovens de 14 a 24 anos em processo de formação profissional;
-Trabalhadores ativos e desempregados em busca de capacitação, qualificação e requalificação profissional;
- Gestores e militantes de entidades sindicais e do terceiro setor.

Objetivos Gerais

- Oferecer instrumentos e meios para formar, capacitar e requalificar profissionalmente pessoas ligadas ao setor de comércio e afins de Uberlândia e Araguari, visando à meta da inclusão social e promoção da melhoria da qualidade de vida de jovens e adultos ativos empregados ou não no mercado de trabalho;
- Promover a identificação e dar resposta às necessidades de formação identificadas e manifestadas pelo mercado de trabalho do setor de comércio e afins;
- Contribuir para o desenvolvimento e modernização do comércio e dos serviços, em nível municipal e regional;
- Promover estudos e projetos que visam o desenvolvimento de conteúdos, metodologias e instrumentos inovadores de apoio à Formação Profissional no Setor de Comércios e Serviços.